sábado, 4 de outubro de 2008

Nano-avanços para células catalisadoras de energia

Foram divulgadas as primeiras imagens da composição atômica de nanopartículas catalisadoras de energia.

Na tentativa de criar novas fontes de alimentação de energia para dispositivos, como por exemplo, novas baterias, etc, os engenheiros do MIT e com parceria de outras instituições conseguiram capturar algumas imagens em escala nanométrica de partículas que podem vir a ajudar na criação de novos meios de fornecimento de energia para dispositívos, e que não serão tão agressivas ao meio ambiente.

Usando uma técnica chamada de "correção de aberração" (Aberration correction) foi possível identificar na superfícies de células de platino
e cobalto, após sua "união" uma junção das nanopartículas que explicava a capacidade de concentração de energia e o porque o material era tão ativo.


A idéia é entender melhor esta combinação e criar células de baterias cada vez menores e com maior capacidade usando esta "união" das nanopartículas, visto que com a descoberta foi possível definir que esta ligação consegue ser quatro vezes mais ativas que as células com cobalto e platino combinadas.

Mais um item a ser adicionado na lista dos eco-friendly e, conseqüentemente mais uma opção que poderá nos fazer menos agressivos ao planeta com o passar do tempo.

Fontes: Digg e MIT News

Nenhum comentário: